Um dos principais incômodos causados pela Dermatite Atópica é a inflamação da pele, devido ao comprometimento da função barreira da camada superficial e consequente perda de água.
Isso deixa a pele desprotegida e suscetível a ação de agentes invasores como bactérias, fungos e vírus, possibilitando o surgimento de infecções, lesões e coceira. Além de manter a pele higienizada (veja aqui como higienizar), é de extrema importância que se recupere os efeitos dessa barreira de proteção, então a hidratação eficiente é outro fator de extrema importância para aliviar os sintomas da Dermatite Atópica.

Dessa forma, qual tipo de hidratante é o ideal?

Os hidratantes precisam ser bem elaborados de uma forma que contenham óleos vegetais, ceramidas, calmantes e regeneradores da pele. Tanto o creme quanto a loção manipulada podem ser elaborados com vários ativos e concentrações adequadas para cada paciente e a fase da dermatite.
É importante também, escolher cremes que não contenham essências, parabenos e óleos minerais, que são irritantes e podem agredir a pele, preferindo as bases vegetais (produzidas com ceras e óleos de origem vegetal).

Como aplicar o hidratante?

Depois do banho, é recomendado secar o corpo parcialmente com batidinhas leves com uma toalha, sem esfregar e aplicar o hidratante imediatamente.
Quando há necessidade de aplicar um creme com corticoide, deve ser aplicado imediatamente após o banho e depois de uma hora aplicar o hidratante para evitar a diluição e perda da eficácia.

Conclusão:

A hidratação da pele realizada de forma adequada e personalizada com produtos manipulados específicos, além de ser menos irritante, é muito importante para a prevenção dos sintomas e recorrência das inflamações.

Evite a automedicação: consulte seu médico ou converse com nossa Equipe Farmacêutica.

COMBO DE TRATAMENTO PARA DERMATITE ATÓPICA - CLIQUE E SAIBA MAIS


CLIQUE E SAIBA MAIS